Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
Nesta sexta-feira (9), a Prefeitura de Ituberá realizou a solenidade de posse do Conselho Municipal da Juventude (COMJUVE), no auditório da Escola Presidente Roosevelt. A cerimônia contou com a presença do prefeito, Reges Aragão, do vice-prefeito, Zito Abreu, do vice-presidente da Câmara de Vereadores, Valtemar Lapa, do coordenador municipal da Juventude, Alenilson Santos, do presidente do Conselho, Jônatas Soares, e de demais autoridades e membros empossados.
O COMJUVE foi criado pela Lei Municipal Nº 1.700/2018, tem caráter de um órgão autônomo, propositivo e fiscalizador, e atua para promover políticas públicas e com o princípio de zelar pelos direitos dos jovens ituberaenses.
“O nosso objetivo, a nossa bandeira vai ser sempre o bem coletivo, ao mesmo tempo em que o bem coletivo não sirva de falsa narrativa para esquecermos as nossas individualidades. Quero dizer que precisamos pensar sempre naquilo que nos une e esquecer aquilo que nos afasta. O nosso desafio é nos mantermos unidos em prol de objetivos”, ressaltou o presidente do COMJUVE, Jônatas Soares.
O órgão é composto por representantes do poder público das secretarias municipais e da sociedade civil, incluindo representantes de organizações, das pessoas portadoras de deficiência e da juventude religiosa, esportiva, LGBT, rural e litorânea.
“Como conselheiros, acho que para além de fiscalizar as políticas públicas, para além de sustentar os direitos da juventude, vocês possam ter ouvidos para escutar histórias e entender o que é importante para essas pessoas que vocês representam”, comentou a psicóloga Karine Sepúlveda.
Durante a cerimônia, o prefeito Reges Aragão também pontuou sobre o programa municipal para inserção de estudantes do ensino médio, técnico e superior no mercado de trabalho, através de estágios remunerados, e para proporcionar atuação na área pública e incentivar as empresas privadas na criação de projetos destinados à juventude.
“Nós vamos instituir um programa de inclusão de jovens e colocar em prática toda a legislação sobre estágio no município de Ituberá. É oportunidade e não tenho dúvidas que iremos ficar com esse legado do diálogo, do comprometimento e responsabilidade”, disse.