Secretária de Turismo, Cultura e Eventos Faz balanço no Alô Litoral

31/01/2022 às 13h41

Nesta segunda-feira, dia 31, a secretária de Turismo, Cultura e Eventos, Jolúzia Almeida concedeu uma entrevista no programa Alô Litoral da Rádio Litoral Fm.

A secretária avaliou as ações voltadas para o turismo no ano de 2021, ano atípico onde o setor do Turismo foi afetado por conta da Pandemia da Covid-19. Mas segundo a secretária, umas ano de ações importantes, como o levantamento dos leitos de hospedagem na cidade que tem o total de 647 leitos na sede, Barra de Serinhaém e Praia do Pratigí, quantitativo de suma importância para elaboração de projetos e eventos na cidade.

Além dos cursos e palestras de capacitação em parceria com a Sala do Empreendedor e o Sebrae, como o curso Pratique Preço de vendas e a palestra de formalização realizados na praia do Pratigí, além de diversos outros cursos na sede e zona litorânea da cidade. Pontuou também a realização da Live Junina que envolveu quase 30 artistas de Ituberá e do evento do Dia do Turismo que promoveu o Turismo dando visibilidade as potencialidades turísticas, promovendo e gerando renda aos empreendedores locais.

A secretária detalhou os eventos que já tem seus projetos aprovados, porém, que depende da atual situação da Pandemia para ser executado, como O Projeto Tour na Praça, Festa de Iemanjá na Barra de Serinhaém e o Carnaval em Movimento.

Além disso, falou do grande desafio para o mês de fevereiro que será inserir o município de Ituberá no Mapa do Turismo Brasileiro, o que coloca a cidade no mapa para captar diversos recursos possíveis para alavancar o turismo da cidade. Assim, a realização do cadastramento dos prestadores de serviço no CADASTUR vem acontecendo e pediu para que todos os prestadores de serviço realizem seu cadastro.

"Ituberá tem potencial para desenvolver vários tipos de turismo, seja o Turismo de Natureza, Aventura, base comunitária, religioso e de negócios e eventos. Porém, falta um plano municipal do turismo, que é o nosso grande desafio para que diante de cada particularidade de cada local, fazer intervenções para transformar e alavancar o Turismo da nossa cidade", destacou a Secretária.