Última atualização:

São João de Ituberá é marcado por Tradição, Segurança e Praça Lotada

26/06/2023 às 11h44

A Praça Tiradentes jamais tinha visto um público como esse, foram noites inesquecíveis. Da última sexta-feira (23) até o domingo, mais de 20 atrações musicais se apresentaram. O encerramento contou com a participação dos grupos Xote sem Dó, Kevin Jhonny, Baixinho no Forró, Michel Teló, Forro do Jó e Ed Bahia.

No final, o São João de Ituberá reforça a potência dos músicos da cidade, com as excelentes apresentações das “Pratas da Casa”, esquema forte de segurança com um trabalho integrado entre a Guarda Civil Municipal e as Polícias Civil e Militar, brilhantes apresentações de quadrilhas tradicionais e uma aconchegante Vila Junina.

Pratas da casa surpreendem

De forma inédita, a grade de atrações do São João de Ituberá estava repleta de artistas da cidade, se apresentando exclusivamente no Palco “Maria Bonita”. Mais de 12 grupos da cidade não deixaram ninguém desanimado, com muito forró e diversidade musical, sendo que em alguns momentos os músicos pausavam as apresentações para agradecer a oportunidade inédita dada pela Prefeitura de Ituberá, além do fomento e diálogo transparente entre o Poder Público Municipal com o Coletivo de Artistas de Ituberá.

A Secretária de Turismo, Cultura e Eventos, Jolúzia Almeida reafirmou que essa foi a visão do Prefeito Reges e da Gestão Municipal como um todo: “A valorização dos artistas locais, o diálogo e a estrutura dada para esse São João mostram que o Prefeito apostou em um modelo de São João que é para ficar na história da nossa cidade, que vai do envolvimento das ruas no concurso de decoração ao fomento dos artistas e empreendedores locais”.

Esquema Forte de Segurança

Uma das preocupações em festas de largo, seja qual for o período é a preocupação com a Segurança Pública, porém, o São João de Ituberá foi convergente aos dados que colocam a cidade como a mais segura do Baixo Sul da Bahia.

Nenhuma ocorrência de briga foi registrada, além do destaque a inédita performance da Guarda Civil Municipal, que trabalhou de forma integrada as Polícias Militar e Civil com uma estratégia de monitoramento nos acessos do circuito da festa e atuação na inteligência com a coordenação da festa.

“A atuação da Guarda Civil Municipal neste São João aqui em Ituberá foi um divisor de águas, onde monstra o resultado dos investimentos feitos pela gestão municipal, seja pelo fardamento e acessórios de trabalho, mas também pelo forte trabalho de Planejamento Estratégico”. Ressaltou o Secretário de Governo e Relações Institucionais, Almir Hora.

O folião da cidade de Salvador, Gabriel Oliveira, que passou os três dias de festa em Ituberá também destacou a surpresa que teve com a segurança da festa: “Tem muitos anos que eu não participo de uma festa tão organizada, mas também muito segura. Não vi nenhuma briga nesses dias e ano que vem vou voltar com toda minha família.”

Tradições Juninas

Repetindo a estratégia do São João realizado em 2022, as tradicionais quadrilhas juninas não ficaram de fora abriram o segundo dia de festa. A Famosa quadrilha do Bairro do Jaqueiral, Quadrilha Mão na Jaca, nome dado em referência a centenária Jaqueira no Bairro, deu um show e emocionou a todos.

Além disso, com grande estilo, e cuidando da memória afetiva dos foliões de Ituberá, a famosa “Quadria do Ridículo”, animou a todos com suas danças engraçadas e celebrando seus 30 anos de existência.

O Prefeito Reges Aragão, destacou a importância da manutenção das tradições juninas da cidade além da valorização dos artistas de Ituberá. “Quem passou o São João aqui em Ituberá percebeu a potência dos músicos da nossa cidade e o envolvimento dos ituberaenses durante o São João. Esse formato de São João é direcionado as famílias de Ituberá, mas ao mesmo tempo, abraça todos visitantes, turistas e simpatizantes da nossa terra. É assim que vamos seguir, investindo, acreditando e cuidando da nossa gente.”

O vice-Prefeito, Zito Abreu que também aproveitou muito o São João de Ituberá Afirmou que “É esse o espírito, São João para as famílias e uma festa que coloca Ituberá novamente no trilho do desenvolvimento e protagonismo do Baixo Sul."

Saúde de Plantão

A secretária de Saúde, Talita Abreu, comentou sobre a estrutura da equipe de saúde para a festa: "Nossa equipe da saúde esteve de plantão nos 3 dias de festa. Foram montadas saídas e entradas de emergência, ambulância e equipe de socorro de prontidão.

Além disso, nosso hospital foi reforçado, para qualquer imprevisto.

Além de uma equipe de conscientização que distribuiu mais de 2 mil preservativos durante os dias de festas.

“Foi para curtir o São João com muita segurança!" reforçou a Secretária.