Apresentação da Coordenação de Igualdade Racial e Gênero ocorreu nesta segunda-feira em Ituberá

25/01/2021 às 15h07

O primeiro encontro da coordenação de igualdade racial e gênero ocorreu nesta segunda-feira (25), no Salão Biluquinha, com a apresentação da coordenação, que faz parte da pasta da Secretaria de Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude.

“Eu me sinto feliz, muito satisfeita por estar na pasta, trazendo as minhas contribuições e garantindo a vocês que a gente vai fazer um mandato de escuta de vocês, buscando ouvir e entender, e buscar o que for de melhor”, comentou a coordenadora de igualdade racial e gênero, Joangela Santana, na abertura do evento.

A coordenação de igualdade racial e gênero do município tem como objetivo garantir os direitos do Art. 5º da Constituição Federal, onde cita que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Além de atuar no combate ao racismo, na igualdade de gênero e na escuta das demandas das minorias sociais, efetivando a política de promoção da igualdade social.

“Se o desenvolvimento social acontece da forma correta, a educação, a saúde, a segurança, todos são beneficiados, a cidade é beneficiada, então a gente tem que fazer esse trabalho cada vez ficar mais forte”, disse o secretário municipal, Cássio Reis.

A mesa do evento foi composta pelo Prefeito, Reges Aragão, a Coordenadora, Joangela Santana, a Deputada Estadual, Olívia Santana, o Coordenador do SESOL, Lucas Guerrieri, o Babalorixá, Crispim Gomes, a Yalorixá, Nana, o Pastor, Deison Costa, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude, Cássio Reis, o Secretário de Governo, Orley Dias, a Secretária Municipal de Educação, Elisângela de Assis, o representante da Superintendência de Cultura, Egnaldo Rocha, a Ouvidora Pública da Bahia, Sirlene Assis, e o Secretário Estadual de Combate ao Racismo, Alexandro Reis.

“A determinação nossa, a determinação dessa equipe, é fazer com que as coisas aconteçam de verdade, não precisa olhar pra trás, vamos olhar pra frente, vamos construir uma nova história aqui na cidade, e essa nova história é ultrapassando as barreiras do preconceito, é dialogando com as comunidades, é indo pra dentro do bairro, ser acessível o tempo todo”, comentou o prefeito Reges.

A deputada estadual da Bahia, Olívia Santana, ressaltou a importância dessa coordenação em uma cidade, se dispôs para contribuir na pasta na condição de deputada, a partir de emendas, recursos e projetos, contribuir na economia solidária, e olhar com mais carinho para Ituberá. “Estaremos juntas e juntos pra fazer de Ituberá uma cidade ainda melhor, combater o racismo, combater a violência contra a mulher, é fundamental, são agendas importantes que não podem ser deixadas de lado”, finalizou a deputada.