Idosos acima de 90 anos são vacinados a partir de hoje (8)

08/02/2021 às 17h56

Foi iniciada hoje (8) no município, a vacinação contra a COVID-19 em idosos acima de 90 anos. Cícero Silva dos Anjos, 91 anos, e Diná Martins de Deus, 93 anos, receberam as primeiras doses em domicílio. Ituberá recebeu 100 novas doses da CoronaVac na sexta-feira (5), que serão destinadas a segunda etapa da primeira fase da vacinação.

“É uma emoção muito grande e muito prazer em vocês virem aqui em casa, vocês valem ouro. Uma vacina dessa é tudo na vida hoje em dia”, disse o Sr. Cícero, que completa 92 anos esse mês.

Nessa etapa a vacinação será feita pelas unidades de saúde, casa a casa, iniciando hoje no bairro da Prainha II. Nas demais etapas, os idosos acamados ou com dificuldades de locomoção, também poderão ser vacinados em casa, devido às limitações físicas dos pacientes.

“Nesse meio que a gente tá vivendo, uma esperança é essa vacina, porque a gente sabe que os idosos estão tendo bastante complicações, indo a óbito, então é uma esperança realmente pra todo mundo”, comentou Fernanda Elen, 30 anos, técnica de enfermagem que atua na linha de frente desde o início da pandemia.

O país está na fase 1 da vacinação, determinada pelo Ministério da Saúde, que inclui trabalhadores da área de saúde, idosos com mais de 75 anos, brasileiros acima de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), população indígena aldeada, comunidades tradicionais e ribeirinhas.

Segundo o Plano Municipal de Vacinação, aproximadamente 882 idosos acima de 75 anos serão vacinados nessa primeira fase. No momento, as doses serão destinadas aos idosos acima de 90 anos, e o avanço das etapas acontecerá de acordo o recebimento das vacinas.