Secretaria de Agricultura e Pesca tem planejamento de novas ações para 2022

24/01/2022 às 17h23

O secretário de Agricultura e Pesca, Ramon Santos, participou de entrevista na Rádio Litoral FM nesta segunda-feira (24), para falar sobre as atividades realizadas em 2021, planejamento para 2022 e ações.

Durante o ano de 2021, a secretaria atendeu 110 agricultores de forma individualizada, ofertou 17 cursos de capacitação, iniciou a assistência técnica em piscicultura na região, com mais de 70 tanques mapeados no período, e fez doação de 50 mil alevinos de Tambaqui.

Além disso, doou 100 kg de semente de milho para agricultores, 100 caixas d’água em parceria com o DNOCS, apoiou a equipe de infraestrutura nas ações da Feira Livre, como reorganização, recadastramento dos feirantes e limpeza, entre outras atividades realizadas.

O secretário explicou que para 2022 foram definidos eixos de estratégias, e para garantir mais suporte e atendimentos aos agricultores, uma das ações será ofertar amostras gratuitas de solo para alguns produtores de cacau. Como também fortalecer a piscicultura através da parceria com a Água Vale, em que mensalmente haverá doações de alevinos, com a primeira entrega em janeiro de 10 mil alevinos e beneficiamento de 10 agricultores.

“A ideia é fortalecer a assistência técnica, estamos dando um suporte maior, contratamos novos técnicos para isso, chegar mais diretamente, de forma mais rápida, ao agricultor”, comentou o secretário Ramon Santos.

Neste ano será lançado o viveiro municipal de cacau, uma iniciativa com recursos próprios, por volta de R$500.000,00 (quinhentos mil reais), e através do banco de dados dos produtores de cacau, serão doadas mudas de acordo com a necessidade do agricultor, seja para implantação de novas áreas ou replantio. Para o cadastramento, é necessário que o agricultor já tenha uma área destinada para o cacau com produção.

Ramon Santos informou que a secretaria também abarcará a recuperação das estradas vicinais, por ter uma grande quantidade de técnicos em campo nas localidades rurais, com parceria da equipe de infraestrutura para planejamento e fiscalização.

Em relação à agricultura familiar, a secretaria lançou o Programa Produzir em parceria com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), assim a venda é garantida para as escolas e poderá ser feita em Ituberá, além do apoio da secretaria possibilitar a venda na feira da cidade.

Por fim, o secretário informou que os cursos de qualificação estão com inscrições abertas, para participar é necessário comparecer à sede da secretaria, localizada na Ceplac.