Ações em Ituberá celebram Dia da Consciência Negra

22/11/2021 às 12h39

Neste fim de semana, a Prefeitura Municipal de Ituberá realizou o Sarau AfroFuturo no Píer do Dique e apoiou a 1ª Mostra Cultural Afro-Brasileira e exibição do Candomblé Elétrico, que ocorreram no Esporte Clube Santa Cruz.

O Sarau AfroFuturo, promovido pela Coordenação de Igualdade Racial e Gênero, aconteceu no Dia da Consciência Negra e contou com roda de conversa com os convidados Paulo Marcos, Fernanda Borges e Luhara Naomy, sobre os seguintes temas: Direitos humanos, juventude e participação social; Lugares e oportunidades, ascensão do povo preto; e Dengo - Afetividades e corpos pretos.

O Grupo Mei Mundo, Seu Machado da Ingazeira, Samba de Roda da Ingazeira, Marcos Nunes, entre outros artistas participaram do evento com apresentações culturais. Além disso, o sarau teve poesias com Catarina Silva e Sarah Maiany, desfilo AfroFuturo com criações de Soujê, de trancistas, artesãs e parceria do comércio local.

Já a 1ª Mostra Cultural Afro-Brasileira foi realizada pelo Esporte Clube Santa Cruz e ocorreu nos dias 19, 20 e 21 de novembro. A mostra teve a mesa redonda com o tema “Africanidade - uma discussão sobre ações educativas que reforcem a importância cultural da história da África enquanto patrimônio material da população negra”, e também apresentação de dança afro, música ao vivo, exposições e comercialização de comidas típicas.

O Candomblé Elétrico esteve em exposição na Mostra Afro-Brasileira, com realização da Associação Cultural e Social Flor do Serinhaém. Esta criação do artista plástico Braz Souza está presente desde o ano de 1950 e é considerada patrimônio cultural de Ituberá.

Ainda nesta semana ocorrerão duas ações ações referentes ao mês da Consciência Negra. Na quarta-feira acontecerá o Papoeirando: 1º Encontro Intergeracional de Capoeira, na Praça da Juventude, das 20h às 22h, e na quinta-feira, a estreia do Cine Orí no Salão Biluquinha, das 19h às 21h.

Clique no link abaixo para conferir o vídeo sobre o Candomblé Elétrico na 1ª Mostra Cultural Afro-Brasileira.