Secretária da Educação dialoga sobre matrículas e retorno das aulas

20/01/2022 às 08h26

Nesta semana, a secretária da Educação, Elisângela Assis, participou de entrevistas nas rádios MC Web e Litoral FM para falar sobre matrículas escolares e retorno das aulas na rede municipal.

A secretária explicou que, apesar da pandemia da Covid-19, a rede escolar municipal não teve as atividades interrompidas em 2021, o que permitiu a conclusão do ano letivo de 2020 e cumprimento da carga horária total de 2021.

O calendário de 2022 terá início no dia 14 de fevereiro, com previsão de aulas 100% presenciais, de acordo com as condições sanitárias de Ituberá. A Secretaria da Educação adiquiriu equipamentos de proteção individual (EPI's) e o governo municipal está reformando todas as escolas, para garantir segurança aos estudantes e melhor infraestrutura.

Durante as entrevistas, a secretária explicou que a principal dificuldade para este retorno, é resgatar o aprendizado dos estudantes. E para isso, as escolas aderiram a programas com foco na aprendizagem, nas questões emocionais e para desenvolver as competências dos alunos. Além disso, foi pensado em estratégias para garantir o retorno qualificado e ampliação da oferta de vagas.

"A gente precisa sempre pensar em que tipo de educação estamos ofertando aos nossos munícipes e quais objetivos a gente almeja, com todos os profissionais da educação, valorização, condições de trabalho, e tudo isso são desafios que vamos superando a cada momento. Nossas escolas estão em uma situação que precisam desse olhar, sensibilidade e necessidades das estruturas escolares, e nós estamos tendo. No momento temos sete escolas reformadas e vamos ampliar", ressaltou a secretária Elisângela Assis.

Em relação à merenda escolar, todo o cardápio é feito pelo setor de nutrição e já está em processo de licitação. Quanto ao transporte escolar, a matrícula do estudante é feita de modo que melhor se adapte ao cronograma das escolas e dos alunos que residem em área rural. Além disso, sobre o transporte intermunicipal para Valença de estudantes de graduação, será feito o recadastramento pela secretaria.

Lembrando que a partir de amanhã (20) ocorrerá a matrícula dos novos alunos em todas as escolas e creches, nos turnos matutino e vespertino, até o dia 31 de janeiro.