124

Prefeitura Municipal de Ituberá

Pular para o conteúdo

Prefeitura de Ituberá homenageia mulheres em exposição digital

29/03/2021 às 11h53

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Durante o mês de março, a Prefeitura de Ituberá realizou a exposição digital “Mulheres que mudam o mundo!”, em que quatro mulheres contaram a sua história e como ajudaram a construir uma Ituberá melhor. As homenageadas foram Livia Toniasso, Juscelia Carvalho, Maria Reis e Madnéa Amaral.

Livia Toniasso é natural de Ituberá, engenheira agrônoma e especialista em gestão de projetos, uma mulher determinada e em sua mensagem desejou coragem e força contando como é ser mulher e sobre a conquista de direitos durante os anos. “Mulheres, abracem o processo de se conhecer em primeiro lugar. Se conheçam, se permitam, se desafiem diariamente e jamais se limitem por alguma adversidade, porque todas nós somos capazes. Ao longo dos anos a gente vem vencendo várias barreiras e superando tantos obstáculos, então, a gente precisa cada vez mais se unir, acreditar que somos capazes”, ressaltou.

Juscelia Carvalho, conhecida como Pretinha, é economista e contou um pouco da sua trajetória, trabalhou na feira e loja de roupas, foi Secretária de Turismo no município e é fundadora do Forró Dendê, festa junina que acontece em Ituberá. “A mensagem que eu mando para todas as mulheres ituberaenses, acredite em você, no seu potencial, na sua força, até mesmo naqueles dias que você acha ‘mas eu não tenho essa força’, tem, tá aí dentro de você. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima porque nós somos especiais”, disse.

Maria Reis realiza o trezenário de Santo Antônio há mais de 50 anos em sua residência, com votação e coroação da Rainho do Milho, festa tradicional no município. Também, trabalhou em padaria, posto e na prefeitura. “Ser mulher eu acho maravilhoso, é uma grande coisa. Porque, muitas vezes, antigamente as mulheres não tinham direito a nada, era só casar, cuidar de filho, cozinhar, lavar roupa, era isso. Mulher não votava, não tinha direito, nada, o negócio dela era só isso, mesmo que ela tivesse vontade, mas não podia, tudo era homem, só o homem. Então, hoje em dia, graças a Deus as mulheres votam, as mulheres são eleitas a prefeita, a vereadora, deputada”, comentou.

Madnéa Amaral cursou Pedagogia, trabalhou na livraria Alvorada, na Escola Paraíso Infantil, é professora da rede municipal e uma referência para os seus alunos. “Mulher ituberaense, não só você, mas todas as mulheres do mundo. Eu acredito, eu confio que nós estamos ocupando cada vez mais os nossos espaços, espaços de luta com grandes vitórias. Eu desejo força, desejo perseverança, desejo sabedoria, pra cada dia seguir mais nessa luta e que temos a certeza de que dias melhores virão, sempre com mulheres atuantes na sociedade”, disse.

O mês de março foi marcado por ações simbólicas devido à pandemia e medidas restritivas. Além da exposição nas redes sociais, a prefeitura realizou a Semana da Mulher nos postos de saúde, com coletas de preventivo e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, rodas de conversa e ação transformação.

Clique nos links abaixo para conferir os vídeos da exposição.