Secretária da Saúde participa de entrevistas nas rádios da cidade

13/01/2022 às 17h33

Nesta semana, a secretária da Saúde, Talita Abreu, participou de entrevistas nas rádios Mc Web e Litoral FM para falar sobre o aumento de casos da Covid-19 e de gripe no município. Durante um mês, a Sala de Gripe realizou cerca de 1500 atendimentos de pacientes com sintomas gripais, aumentando o fluxo de pessoas no hospital.

A Secretaria da Saúde ampliou o quadro de funcionários do hospital para atender as pessoas com sintomas de Covid-19 e de gripe. A estrutura do local conta com enfermaria e ala de isolamento destinada aos pacientes com resultado positivo para o coronavírus e, caso necessário, serão encaminhados para as unidades de referência no tratamento. Agora, os atendimentos com médicos também estão ocorrendo nos postos de saúde.

A secretária explicou que o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/BA) confirmou a circulação das variantes Delta e Ômicron no estado da Bahia. Para evitar o agravamento da doença e altas taxas de ocupação dos hospitais, é necessário concluir o esquema vacinal com as duas doses dos imunizantes e com a dose de reforço, que está sendo disponibilizada após quatro meses da segunda aplicação, para todas as pessoas acima de 18 anos.

Em relação à requalificação das unidades de saúde, a secretária informou que o posto satélite de Itaberoê já foi entregue, atualmente está em processo de finalização do PSF da Prainha 2, da sala de fisioterapia e da casa do Caps. “O que rege a saúde é a atenção básica. E a gente preza muito por esse fortalecimento, então pensando nessa estruturação, nós compramos fardamentos para as equipes, fardamento completo para os agente comunitários de saúde, com blusa de proteção UV, gola polo, calça jeans, boné, colete, mochila, e para os agentes de combate de endemias”, disse Talita Abreu.

Por fim, a secretária informou que a sala de pré-parto do hospital tem novos equipamentos para garantir um parto humanizado, iniciou a implantação de uma equipe de saúde bucal no PSF das Pedreiras e realizará um curso voltado para a área. Além disso, pontuou que neste ano de 2022, a vacinação contra a Covid-19 está ocorrendo em todos os postos de saúde do município, conforme o cronograma das unidades.

No momento, o município registra 17 casos positivos para o coronavírus e nesta semana foi registrado um óbito em decorrência da doença. A Secretaria da Saúde pede que todos mantenham os cuidados de prevenção, como o uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social, e que as pessoas procurem as unidades de saúde para vacinação.