Superintendente de Cultura, Fawaz Abdel, dá entrevista na Rádio Litoral FM

13/01/2021 às 08h51

Na terça-feira (12), o superintendente de cultura do município, Fawaz Abdel, esteve na Rádio Litoral FM para ser entrevistado sobre a pasta. A participação artística e cultural de Fawaz se iniciou na escola, onde ele descobriu a vocação voltada para artes cênicas, e como professor, levava essa ação para a área da educação. Fawaz foi diretor de cultura no ano de 1994, quando ele resgatou o Candomblé Elétrico para Ituberá, que foi construído em 1950, com bonecos dançantes ao som de ritmos africanos.

Ituberá tem um potencial artístico grande, em várias linguagens, com grupos organizados na área de teatro, artes visuais, música e dança. Entretanto, as manifestações culturais que prevaleceram em destaque nos últimos anos foram a Folia do Terno de Reis, trezenário de Santo Antônio, organizado por Dona Maria Reis, eventos festivos voltados ao padroeiro e aniversário da cidade, e o Universo Paralello que ocorre a cada dois anos na praia de Pratigi.

Os equipamentos culturais são importantes, como um teatro, cine teatro, museus e bibliotecas. Existem espaços na região bem equipados, mas não têm a funcionalidade necessária. “Eu penso que a gente ter vontade, se organizar, se planejar, a gente pode criar espaços alternativos, equipamentos culturais e ir transformando aos poucos esses espaços em efetivos espaços culturais”, comentou o superintendente de cultura.

Estão sendo feitos levantamentos de como se encontra a preservação da cultura na cidade, questões orçamentárias e organização com a equipe para elaboração de plano de ação para o ano de 2021. Uma das dificuldades é que o único equipamento presente atualmente na cidade é a biblioteca pública e arquivo municipal, precisando de atenção e que será apoiado na manutenção e requalificação. Para promover a leitura, realizar eventos, bate-papos e exibição de filmes, transformando num espaço multicultural.

“É possível ter de volta o carnaval do Pratigi, inclusive foi um compromisso que o prefeito Reges teve na sua campanha, de poder voltar, de repensar e trazer com mais força, e poder fazer desta ação cultural, uma ação importante no calendário cultural de Ituberá”, comentou Fawaz Abdel.

O superintendente já dialogou com a comunidade do Rio do Campo, que realiza a apresentação do Boi Malhado que participa do Terno de Reis, e a Lagoa Santa, para ouvir suas necessidades e demandas e buscar soluções, conversando com artistas, produtores e artesãos.