Prefeitura de Ituberá realiza Pré-Conferência Municipal de Educação

10/11/2021 às 08h34

Nesta terça-feira (9), a Prefeitura de Ituberá realizou a Pré-Conferência Municipal de Educação 2021, com o tema: "Em defesa da democracia, da diversidade e da educação pública com participação popular".

Estiveram presentes os trabalhadores da educação, a sociedade civil, vereadores do município, o prefeito Reges Aragão e representantes de movimentos sociais e da comissão da educação.

A Pré-Conferência contou com apresentações culturais da Banda Marcial FAMEB, da cordelista Sueli Valeriano e do grupo Sambaê Sambador da comunidade remanescente do Quilombo Brejo Grande.

“Este é um momento ímpar para a nossa educação, para a gente discutir, debater, propor condições para que a gente pense na educação de Ituberá. A gente precisa defender nosso direito à educação de qualidade, com equidade e com garantias do aprendizado dos nossos alunos”, destacou a secretária da Educação, Elisângela Assis, durante a Pré-Conferência.

O evento ocorreu no Salão Biluquinha, com palestra de abertura realizada pelo Professor Doutor Egnaldo Rocha da Silva. Em seguida, o debate aconteceu em diferentes eixos de participação, sendo eles:

- Décadas de Lutas e Conquistas Sociais e Políticas em Xeque: O Golpe, a Pandemia e os Retrocessos na Agenda Brasileira;

- PNE, Planos Decenais, SNE, Políticas Setoriais e Direito à Educação;

- Educação, Direitos Humanos e Diversidade: Justiça Social e Inclusão;

- Valorização dos/as Profissionais da Educação: Formação, Carreira, Remuneração e Condições de Trabalho e Saúde;

- Gestão Democrática e Financiamento da Educação: Participação, Transparência e Controle Social.

Após este evento, representantes do município de Ituberá participarão da Conferência Estadual da Educação.