124

Prefeitura Municipal de Ituberá

Pular para o conteúdo
Prefeitura Municipal de
Ituberá

PRIMEIRO ENCONTRO INTERMUNICIPAL DE DEFESA CIVIL DO BAIXO SUL DA BAHIA

07/11/2022 às 12h35

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Na manhã de quinta-feira (03/11/2022), na Câmara de Vereadores do Município de Nilo Peçanha – BA, aconteceu o primeiro Encontro Intermunicipal de Defesa Civil do Baixo Sul da Bahia.

Iniciativa das Defesas Civis dos municípios de Valença e Ituberá, o encontro teve por objetivo debater sobre os problemas e desafios em relação a Gestão de Riscos de Desastres na região. O encontro contou com a presença da Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Administração, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Meio Ambiente, do Assessor de Governo, da Diretoria de Urbanismo, Servidores e da Vigilância Sanitária do Município de Nilo Peçanha; da Associação dos Bombeiros Voluntários Anjos da Vida, Secretaria de Infraestrutura, do Assessor de Governo, da Vigilância Sanitária, Procuradoria geral, COE, Coordenadoria do CRAS e o CREAS do Município de Ituberá; da Vigilância Sanitária do Município de Cairú; da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Valença; da Secretaria de Administração, Associação dos Bombeiros Voluntários Anjos da Vida e da Comissão de Defesa Civil do Munícipio de Camamu; e a Secretaria de Assistência Social do Munícipio de Taperoá.

Uma das preocupações levantadas no encontro, foram as notificações de Alertas emitidos pelo INMET e pelo Cemaden, que prevê um volume de chuva de aproximadamente 200mm para os períodos de Novembro/2022 à Janeiro/2023.

As Defesas Civis dos municípios de Valença e Ituberá, apresentaram como proposta a elaboração de um Plano Regional de Redução de Riscos de Desastres, tendo em vista que os desafios enfrentados pelos municípios da região fazem parte de um mesmo cenário ambiental, social e climático. O plano poderá auxiliar na Prevenção, Mitigação e Respostas aos desastres, como os que ocorreram em dezembro/2021 em toda região, que deixou alguns municípios devastado por enchentes, alagamentos, deslizamentos de terra e vendavais.