100% dos idosos de 80 a 84 anos serão vacinados até sexta-feira (19)

17/03/2021 às 14h35

Nesta quarta-feira (17), a secretária de Saúde, Talita Abreu, e a coordenadora epidemiológica, Julivane Celino, estiveram na Rádio MC para informar a população sobre a atual situação da vacinação contra a Covid-19 no município, estratégias, resultado das medidas restritivas nos casos ativos, protocolo de intenções de compra da vacina, atualização dos cadastros da saúde e as próximas etapas.

“Quando nós assumimos a Secretaria de Saúde, nós identificamos que os sistemas de saúde do município encontravam-se desatualizados, e desde o momento que a gente percebeu essa falha, a gente tem trabalhado diretamente na atualização desses cadastros, tanto de população quanto de funcionários, de servidores, para tentar atualizar e ver se a gente consegue pleitear mais doses de vacina”, explicou a secretária de Saúde, Talita Abreu.

Os trabalhadores de saúde da Unidade de Referência Microrregional Covid-19 (URMC), equipe do Hospital Municipal e Sala de Gripe, atenção básica, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), equipe de saúde do centro de referência, agentes funerários e bombeiros Anjos da Vida já foram vacinados. A equipe já iniciou a aplicação do imunizante em trabalhadores de saúde da rede privada, de clínicas, laboratórios e consultórios odontológicos.

A vacinação está ocorrendo nos postos de saúde e em domicílio. Até o momento, 478 idosos receberam a primeira dose da vacina e 145 idosos a segunda, seguindo o período de intervalo entre as doses. A próxima etapa contemplará idosos entre 75 a 79 anos.

“Vacinamos hoje em Ituberá 100% dos idosos de 90 anos a mais, 100% dos idosos de 85 a 89 anos e há uma pretensão do município de até sexta-feira vacinar 100% dos idosos de 80 a 84 anos”, informou a coordenadora epidemiológica, Julivane Celino.

O município possui áreas descobertas pela presença do agente comunitário de saúde, portanto, se houver algum idoso acima de 80 anos que ainda não recebeu a vacina, é recomendado que o familiar procure a unidade de saúde mais próxima da residência para fazer o agendamento.

Na quinta-feira (11), foi aprovado pela Câmara Municipal, o Projeto de Lei assinado pelo prefeito Reges Aragão, que autoriza a participação do município, junto com a Frente Nacional de Prefeitos, do consórcio para aquisição de vacinas para combate à pandemia do coronavírus.

A fase 1 da vacinação, definida pelo Ministério da Saúde, inclui os trabalhadores de saúde, idosos acima de 75 anos, idosos acima de 60 anos residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), indígenas aldeados e povos e comunidades tradicionais e ribeirinhas.

As etapas são executadas conforme recebimento das vacinas. No link abaixo você pode acompanhar o controle de vacinação do município, atualizado semanalmente com número de doses recebidas, administradas e em estoque.