Incêndio florestal é combatido no município

05/04/2021 às 13h31

A Superintendência de Meio Ambiente foi acionada na sexta-feira (2) para combater um incêndio florestal na região da Mata da Estiva, localizada na estrada do Pratigi ao Rio do Campo, e se deslocou imediatamente com o apoio dos Bombeiros Militares da Base de Valença, os Bombeiros Voluntários Anjos da Vida e a Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano.

O incêndio apresentava focos em locais distintos e de difícil acesso, as equipes utilizaram equipamentos manuais, água e maquinário para abrir aceiros que impedissem que o fogo invadisse as comunidades ao redor. O combate continuou até à noite da sexta-feira, sábado e domingo, e contou com a ajuda de voluntários.

Na manhã desta segunda-feira (5), as equipes retornaram ao local e encontraram focos de incêndio que foram combatidos novamente.

Foram registrados dois incêndios florestais de grande porte em menos de dois meses, que causaram o empobrecimento do solo e perda da fauna e da flora, impedindo a regeneração da vegetação.

“A grande parte dos animais encontrados mortos dessa vez são de pequeno porte, porque os animais não estão tendo a oportunidade de se reproduzir e crescer, então, é um prejuízo imenso para a comunidade, um prejuízo imenso para a nossa cidade, principalmente, por se tratar de uma APA (Área de Proteção Ambiental)”, avaliou a superintendente de Meio Ambiente, Thaiana Alves.

A Superintendência agradece aos voluntários e faz um apelo à comunidade, que proteja a área e informe qualquer sinal de fogo através do telefone (73) 3256-8116, redes sociais da prefeitura ou Ouvidoria Municipal no número (73) 9822-6190.